Prefeitura do Uiramutã reforça patrulha mecanizada

Para incentivar a agricultura familiar e garantir a produção de comunidades indígenas em regiões de difícil acesso, a prefeitura do Uiramutã ganhou reforço em sua patrulha mecanizada. Na manhã desta segunda-feira (5), o município recebeu uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica, por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (PRMAQ).
A entrega das máquinas ocorreu no pátio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Boa Vista. O prefeito do Uiramutã, Tuxaua Benísio (Rede), recebeu as chaves do senador Chico Rodrigues (PSB), autor da emenda parlamentar destinada à aquisição das máquinas.
“Agradeço a Deus por mais essa oportunidade e, em nome do meu povo, quero também agradecer de coração pela importante parceria, pois nosso município indígena é diferente dos demais. Essa nova aquisição vai nos ajudar muito no desenvolvimento da nossa agricultura, piscicultura e agropecuária”, observou o prefeito.
Também participaram da solenidade, os secretários municipais Anderson Fontelle, da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI), e Silvano Alves dos Santos, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEMOI).

Agora, a prefeitura do Uiramutã conta com quatro máquinas pesadas: pá carregadeira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira e motoniveladora, conhecida também como “patrol”, além de uma caçamba.
“As duas novas máquinas foram destinadas à agricultura familiar, mas poderão ser utilizadas na abertura de estradas e vicinais para escoar a produção agrícola das comunidades. Com certeza é mais uma importante parceria firmada pelo prefeito Benísio. Esse reforço vai nos ajudar a desenvolver nosso município”, ressaltou Silvano.
PRMAQ – O Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que tem como objetivo fortalecer a produção agropecuária brasileira por meio da ampliação do acesso à mecanização agrícola, promovendo aumento de produtividade, sustentabilidade e desenvolvimento regional.

O programa busca reduzir desigualdades no campo, apoiar a agricultura familiar e melhorar a infraestrutura produtiva, especialmente em regiões com menor nível de mecanização ou impactadas por eventos climáticos adversos.
A priorização dos atendimentos considera critérios como baixo índice de mecanização, carência de infraestrutura, impactos de emergências ou calamidades públicas e potencial de uso coletivo dos equipamentos.
Texto: Amilcar


