Governo de Roraima adere campanha de proteção às mulheres

Faltando poucos dias para o Carnaval, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), por meio da CEPPM (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres) e em parceria com a Rede de Proteção às Mulheres no Estado, realiza a campanha “Se Liga, Ou Eu Ligo 180”. O tema é da campanha nacional lançada pelo Ministério das Mulheres para o carnaval.
O objetivo é reforçar o direito das mulheres de vivenciar a folia e ocupar os espaços públicos e privados da festa com segurança, sem violência e assédio.
A programação inclui a distribuição de materiais informativos e orientações, reforçando os canais de denúncia e o comprometimento coletivo com a proteção das mulheres e o enfrentamento à importunação sexual, ao assédio e às demais formas de violências de gênero durante a maior festa popular do país.
O Ligue 180 é o canal de atendimento à mulher, gratuito e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além de registrar denúncias e dar encaminhamentos, o serviço fornece orientações e informações sobre a rede de atendimento e enfrentamento à violência de gênero.

“Com a chegada do Carnaval, um momento de diversão, é fundamental que reforcemos o direito das mulheres de vivenciar essa festa em segurança, sem importunação ou assédio. Esta campanha não é apenas um alerta, mas um compromisso com a proteção e respeito que todas as mulheres merecem”, destacou a secretária titular da Setrabes, Tânia Soares.
De acordo com a coordenadora da CEPPM, Graça Policarpo, a equipe estará presente nas ruas durante a festividade, levando informações sobre os direitos das mulheres e leis de proteção contra o assédio e importunação sexual.
“É fundamental que todos respeitem o “Não é Não”. As mulheres estão amparadas pela Lei Maria da Penha (11.340/2006) e podem buscar ajuda na Casa da Mulher Brasileira ou em delegacias. Vamos distribuir materiais informativos e orientar sobre canais de denúncia. O Governo do Estado, em parceria com o Ministério das Mulheres, lança a campanha “Se Liga ou Eu Ligo 180”, finalizou.
Canais de Denúncia
Atendimento à Mulher – 180
Polícia Militar – 190
Casa da Mulher Brasileira – (95) 99112-5793, (95) 98102-2480 ou presencialmente na Rua Uraricoera, S/N, bairro São Vicente.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima
FOTOGRAFIA: Ascom/Setrabes


