Erika Jaquis  A beleza de Maués

A Festa do Guaraná, que chegou à sua 43ª edição

Em uma noite marcada por cores, música e forte sentimento de pertencimento cultural, a 43ª Festa do Guaraná, consagrou Erika Jaquis como Rainha do Guaraná 2025, O evento é um dos mais tradicionais do calendário cultural do Amazonas, reuniu milhares de pessoas no município de Maués, de vários municípios da Amazonas e até mesmo de outro estado, conhecido nacionalmente como a “Terra do Guaraná”.

Erika Jaquis participou pela primeira vez, e disputou com mais 7 candidatas, sua beleza e sua simpatia indiscutível foi a grande responsável pela sua vitória.

Erika Jaquis contou ao portal to na área que sempre quis participar do concurso de rainha do guaraná, familiares e amigos incentivaram bastante para ela participar, disse também que era um desejo desde pequena, disse que estar realizando um sonho poder representar a beleza da terra do guaraná.

Sobre a preparação ela contou que não sabia desfilar e muito menos andar de salto, aprendeu ter postura, desenvoltura e ter confiança na passarela, ela afirmou que treinou durante 2 meses antes do evento, ” o processo não foi fácil, foi intenso, mas ao mesmo tempo especial e que valeu a pena todo esforço e dedicação”.

Ela destacou que o título e mais do que um símbolo de beleza, representa o compromisso com a preservação das tradições ancestrais e o orgulho de um povo cuja história está intimamente ligada ao cultivo do guaraná.

“Ser Rainha do Guaraná é carregar a força e a identidade do meu povo. É honrar nossos antepassados e valorizar a cultura que nos torna únicos”, declarou Erika, emocionada, logo após o anúncio oficial. Seu traje temático e apresentação artística destacaram elementos que remetem ao fruto sagrado, à mitologia indígena e à vida ribeirinha, encantando jurados e espectadores.

Para finalizar deixou uma mensagem de incentivo as jovens do município:

 “Quero dizer as mulheres mauense que vivam essa experiência, não deixam de sonhar sei que é um processo difícil e cansativo, mas vale a pena mostrar a nossa verdadeira beleza das nossas origens da nossa terra querida. ”

Disse ainda que que pretende usar seu reinado de rainha em ações de cunho social

A Festa do Guaraná, que chegou à sua 43ª edição, reafirma-se como um dos maiores eventos culturais do Amazonas, reunindo música, dança, rituais tradicionais, competições e apresentações que celebram a riqueza do guaraná — símbolo de resistência, energia e prosperidade para a região. Além da eleição da Rainha, as programações incluíram shows musicais, artesanato, gastronomia típica e atividades voltadas ao turismo sustentável,

O guaraná é mais do que um produto: é identidade, memória e futuro — a nova Rainha surge como porta-voz dessa herança que segue viva e pulsante.

Deixe um comentário

Destaque

Publicidade

Rolar para cima