Causas de acidentes de trânsito, direção defensiva, crimes e fiscalização de veículos foram alguns dos assuntos abordados
Por Semuc
Motoristas que atuam no transporte escolar de crianças da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação com agentes do Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta sexta-feira, 16, no Palácio 9 de Julho. Os profissionais passaram por formação teórica e prática para reforçar a segurança no trajeto entre casa e escola.
Causas de acidentes de trânsito, direção defensiva, crimes e fiscalização de veículos estão entre os assuntos abordados com os motoristas. De acordo com a superintende de operações e logística da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Priscila Almeida, 45 profissionais participaram do curso.
“Todos os profissionais que participam dessa formação têm conhecimento da legislação de trânsito, mas a PRF vem enfatizar e relembrar tudo. Na rotina, o profissional pode deixar alguma coisa passar e no transporte escolar tudo precisa ser checado de forma minuciosa, afinal estamos trabalhando com crianças e todo cuidado é pouco”, disse.
A segurança no transporte escolar de crianças é fundamental para garantir a tranquilidade dos pais e a proteção das crianças. Segundo o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF, agente Isaías Magalhães, o projeto busca evitar acidentes e garantir que crianças desfrutem de um trânsito seguro.
“Estamos fazendo esse treinamento com os motoristas dando orientações relacionadas a acidentes de trânsito e também sobre fiscalização do veículo. A PRF é muito preocupada com a questão da segurança viária. E um dos nossos focos é exatamente esse transporte de crianças, pois são pessoas numeráveis’, destacou.
Transporte escolar seguro
Um transporte escolar seguro contribui significativamente para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, proporcionando um ambiente de confiança e proteção. Lisângela Lima é motorista de transporte escolar e afirma que a aferição de cintos de segurança e manutenção regular de veículos fazem parte de seu dia a dia como profissional.
“A gente trabalha sempre com muito cuidado, porque transportamos crianças. Eu sou mãe e faço o percurso todos os dias como se estivesse transportando os meus filhos, com cuidado, zelo e atenção redobrada. Cuidamos para que o veículo esteja sempre pronto para receber os alunos”, relatou.